Notícias e Novidades

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010O QUE SIGNIFICAM AS SIGLAS DOS ÓLEOS?


Vamos tomar por exemplo a sigla 15W40. Esta sigla, como o próprio nome impresso nas embalagens de oleos já diz, significa ÍNDICE DE VISCOSIDADE, enquanto menor este índice menos viscoso, ou seja, mais fino o óleo, melhor nas partidas a frio (com o motor frio, sem ter sido ligado) e enquanto maior este índice mais viscoso, ou seja, mais grosso fica o óleo em temperaturas elevadas, evitando desgastes prematuros no motor.
Um Super óleo muito dificícil de ser encontrado e usado em carros de extrema performance é o 0w60, este óleo em temperaura ambiente possui a mesma viscosidade da água, ou seja: 0(zero), facilitando o trabalho da bomba de óleo e aumentando a pressão do lubrificante com o motor frio, sendo assim o óleo chega mais rápido nas partes mais altas evitando os desgastes por falta de óleo, em altas temperaturas ( em motores de performance a temperatura do óleo ultrapassa facilmente os 100graus) este óleo atinge e mantém a viscosidade 60(super viscoso), reduzindo o desgaste e ajudando o motor a manter temperaturas aceitáveis de funcionamento.
No exemplo 15w40 que o amigo citou temos um óleo para climas tropicais, devendo ser utilizado em carros comuns (motores originais de baixa cilindrada) e pouco exigidos. Se o modorista optar por uma direção mais esportiva exigindo mais do acelerador ou ainda passar por constantes engarrafamentos deverá ser utilizado óleo com viscosidade imediatamente superior a utilizada habitualmente. Ex: 15w50.
Além do índice de viscosidade, os óleos também são classificados pela sua duração, as letras SG, SH, SJ, SL, que indicam, em ordem crescente, a capacidade do óleo suportar a variação de temperatura em determinado período sem peder suas características originais.
Independente de sua viscosidade e classificação, como já vimos, os óleos se distiguem também quanto sua base química: Sintéticos ou Minerais, os primeiros, produzidos em laboratórios, são um pouco mais duráveis que os segundos, extraídos do petróleo.
Para termos um maior aproveitamento do motor e da sua vida útil devemos nos preocupar em trocar o óleo sempre trocando o filtro de óleo, e antes mesmo de perder suas características de viscosidade.


Fonte: SEU CARRO REALMENTE SEGURO

Veja a Lista